Dança

Como é a Dança do Ventre

A Dança do Ventre consiste em alguns movimentos de vibrações, impacto, ondulações e rotações que envolvem todo o corpo.

O shimmy (vibração) de quadris é o movimento mais conhecido, mas, na realidade, o fundamento da dança do ventre é o controle abdominal e o isolamento das partes do corpo. Uma vez que se atinge estes dois princípios básicos, os movimentos acima citados estendem-se às outras partes do corpo: quadris, torso, ombros, braços, cabeça e pescoço isolados ou em diversas combinações.

Uma dança do ventre tradicional inclui movimentos lateralizados e retos de pescoço, quadris e torso, ondulações de braços e mãos, tremidas suaves e rápidas de ombros, seios e quadris, movimentos circulares do torso com caídas e acentuações emendadas com ondulações de peito e abdômen. Movimentos vibratórios de extensão e contração dos músculos abdominais isolados ou combinados com os pélvicos. As figuras “círculo” (início da vida) e “oito” (infinidade da vida) são amplamente usadas em diversas dimensões, também isoladas ou em combinações.

Não raro a bailarina sustenta o shimmy de quadris e trabalha as outras partes do corpo em uma dinâmica diferente, ou apresenta uma vibração generalizada e bem controlada de todo o corpo enquanto cabeça, mãos e quadris acompanham a dramaticidade e acentuações da música.

Além de todos os movimentos básicos, a dança deve aflorar e ser acrescida de giros, cambrées, espirais, trabalho de chão. Apesar do nome dança do ventre, podemos chamá-la de Dança do Corpo, pois movimenta todo o corpo por dentro e por fora. As pernas e pés, são usados, entretanto apenas para a sustentação e o deslocamento da bailarina, sem ênfase em seus movimentos como se a bailarina fosse uma serpente.

Beneficios

Físicos:

  • Preparação para ao parto;
  • Recuperação do tônus muscular pós -parto;
  • Combate a problemas relacionados ao abdômen como: TPM, cólicas, constipação intestinal e dores renais;
  • Alongamento geral do corpo sem riscos de lesões, distensões ou contraturas (obviamente, através de exercícios bem administrados);
  • Tonificação da musculatura de forma gradual e “de dentro para fora”;
  • Fortalecimento dos órgãos localizados no abdômen, tornando -os mais eficientes e ativos;
  • Postura correta e confortável;
  • Equilíbrio e energização;
  • Respiração correta;
  • Auxílio em dietas de perda e ganho de peso;

Psicológicos/emocionais/sociais:

  • Resgatar da auto -estima;
  • Aprender a se sensualizar sem se vulgarizar;
  • Perceber os valores ligados ao ser humano e a natureza e não à aparência;
  • Despertar interesse por música, ritmos e cultura orientais;
  • Proporcionar o relaxamento mental/ diversão;
  • Promover a boa convivência com amigos, colegas e familiares;
  • Incentivar a boa convivência com a natureza;
  • Conscientizar sobre a responsabilidade social de cada mulher (como educadoras da nova geração).

http://www.brasilescola.com/educacao-fisica/danca-ventre.htm